Quanto mais elevado é o espírito mais ele sofre.
Arthur Schopenhauer

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Novo modelo de aquisição economiza R$ 866 milhões em apenas dois anos


Com a participação da presidente da República, Dilma Rousseff, e dos ministros da Educação, Fernando Haddad, e da Controladoria-Geral da União, Jorge Hage, está sendo realizado hoje (quarta-feira, 14), em Brasília, o seminário Gestão de Compras Governamentais – a Experiência da Educação. Promovido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), o encontro apresenta os modelos de aquisições desenvolvidos pelo FNDE nos últimos anos e debate alternativas para melhorar os processos de aquisição existentes.

“A nova sistemática de compras, baseada em pregões eletrônicos para registro de preços nacional, permitiu economia aos cofres públicos de aproximadamente R$ 866 milhões no período de 2008 a 2010, com redução média de 18% nos preços dos produtos”, afirma o presidente do FNDE, José Carlos Freitas. “Além do ótimo preço, da transparência do processo e da qualidade dos produtos, inspecionados por laboratórios credenciados pelo Inmetro [Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial], a aquisição é bem mais rápida e racional.”

No caso dos uniformes escolares, por exemplo, os preços são, em média, 40% mais baixos em relação aos pagos por estados e municípios no modelo de compras tradicional.

No período da manhã, o seminário realiza sessão plenária para debate sobre o modelo de gestão de compras governamentais na área da educação. À tarde, cinco oficinas tratarão de temas como busca da eficiência nos gastos governamentais, processos de controle interno e externo que visem a transparência e experiência de aquisições de remédios e equipamentos para hospitais universitários.

De acordo com a programação do encontro, também haverá exposição dos produtos que estados e municípios podem adquirir por meio dos registros de preços nacionais do FNDE, como ônibus, bicicletas e mobiliário escolares; computadores portáteis e uniformes. 

Assessoria de Comunicação Social do FNDE

Nenhum comentário:

Postar um comentário