Quanto mais elevado é o espírito mais ele sofre.
Arthur Schopenhauer

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Governadora Roseana lança programa Viva Nota


O consumidor maranhense ganha novo estímulo para exigir a emissão de nota fiscal. É o Viva a Nota,  que tem como slogan "Peça a Nota e ganhe prêmios em dinheiro”, programa lançado pela governadora Roseana Sarney, nesta quinta-feira (01), no Palácio dos Leões. Instituído pela Lei 9.120/2010,  o Viva Nota tem o objetivo de aumentar a arrecadação do estado, por meio do consumidor maranhense, quando ele passa a exigir o documento fiscal nas suas compras no comércio varejista.

Segundo afirmou a governadora Roseana Sarney, o programa vai despertar a consciência do maranhense. “O Viva Nota é um programa de estímulo a arrecadação do fiscal, quanto maior é a arrecadação, mais obras serão realizadas para o maranhense”. Nesse semestre, o programa vai beneficiar o esporte, mas a partir do próximo ano a iniciativa também vai incentivar a culltura.

Com a campanha o Governo do Estado vai instituir um sistema de premiação em dinheiro que deve distribuir, ainda em 2011,  ingressos  gratuitos para partidas de futebol e devolução ao consumidor de uma parte do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), que está incluso no preço das mercadorias.

A solenidade contou com a presença dos secretários de Estado de Fazenda, Claudio Trichão; de Esporte e Lazer, Joaquim Haickel; Comunicação, Sérgio Macêdo; Assuntos Políticos, Hildo Rocha; Direitos Humanos, Luisa Oliveira; Cultura, Luís Bulcão; presidente da Assembléia Legislativa, Arnaldo Melo; deputados estaduais; dirigentes de Clubes de Futebol, representantes do comércio e do Sebrae; além de torcedores e outros convidados.

O secretário de Estado da Fazenda, Cláudio Trinchão, explica que a  mudança de comportamento do consumidor e a conscientização do lojista, sobre os valores devidos de ICMS ao Estado será fundamental para o programa. "O grande ganho da população com o  Viva Nota é a educação e a cidadania fiscal, pois no momento que ele solicita a nota, faz com que o imposto ele paga quando compra a mercadoria seja recolhido pelos contribuintes. A receita que vai para o estado, retorna ao cidadão como benefícios em obras, estradas, saúde".

Raul Mendonça Filho, coordenador do Viva Nota, informou alguns benefícios do programa. “O cidadão terá a devolução de parte do imposto que ele pagou naquela aquisição. Além disso, a cada R$ 100 reais ele adquire um cupom para ganhar prêmios em dinheiro, e ainda, o cidadão vai ganhar bônus para trocar em ingressos de partidas futebol, isso vale a partir do dia sete de setembro”, contou 
Cadastro 

O cidadão deve entrar no http://vivanota.sefaz.ma.gov.br/, onde cadastra o CPF e poderá acompanhar na sua conta os pontos acumulados, os sorteios, requisitar seus ingressos e imprimir o seu Cartão do Cidadão, com Código de Barras e emblema do clube.

O Consumidor poderá denunciar a Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) quando o lojista se recusar a emitir a nota ou cupom fiscal, ou quando não identificar no site do Viva Nota, a nota fiscal de suas compras, caso o comerciante não a tenha informado na declaração- DIEF.

Confira o cronograma dos segmentos alcançados pela campanha

Setembro/2011

Bares, Restaurantes, Lanchonetes, Padarias e similares, Roupas, Calçados e Acessórios, Jogos eletrônicos, Equipamentos de Informática e softwares.

Outubro/2011

Móveis, Eletroeletrônicos, Eletrodomésticos, Materiais Elétricos e de Construção, produtos Alimentícios, produtos para Casa e escritório.

Novembro/2011

Artigos Esportivos, Óptica, jóias e relojoarias e serviços Fotográficos.

Dezembro/2011

Automóveis, Motocicletas, Barcos, Combustíveis e outros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário