Há mais ou menos 30 dias, o município maranhense de Bom Jesus das Selvas vem sofrendo os horrores da escassez de água nas torneiras da cidade.
Segundo moradores, o problema é antigo e atinge toda a população da zona urbana que necessita diariamente deste recurso tão precioso para a sobrevivência do ser humano.
A empresa responsável (se é que se pode chamar de responsável), é a Companhia de Aguas e Esgotos do Maranhão – CAEMA, que desde que assumiu o controle do abastecimento, vem prestando um serviço de péssima qualidade aos moradores, e o pior de tudo, o cidadão para caro por isso. A alegação é de que existe uma bomba quebrada e por isso o abastecimento não está normalizado, ora, esse tipo de situação é comum e Bom Jesus das Selvas jamais soube o que é realmente um abastecimento de água de verdade. Os moradores se viram como podem, aqueles que contam com um poder aquisitivo mais favorável, contam com o abastecimento através de carros-pipas, que trabalham diariamente, saindo uma “carrada”, por mais ou menos R$ 80,00. O pobre cidadão que não pode pagar, se vira como pode com baldes d’água na cabeça, em carros de mão e outro artefatos, tendo às veze que caminhar muito para se conseguir uma água de péssima qualidade para o consumo humano, pois a água fornecida pela CAEMA mais parece lama.
O sistema de “tratamento”, ETA, desde que implantado há mais de 12 anos, nunca passou por uma reforma e, assim, o povo só padece com o descaso tanto da empresa como do poder público local e do Estado.
Até quando o povo de Bom Jesus das Selvas terá de enfrentar esse absurdo em pleno século XXI, onde um dos fatores primordiais à vida humana é tratado com descaso e irresponsabilidade das autoridades que estão à frente da situação? É hora de darmos um basta a essa falta de vergonha! Chega de tanto sofrimento!
Nenhum comentário:
Postar um comentário