Quanto mais elevado é o espírito mais ele sofre.
Arthur Schopenhauer

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

A importância de uma nova consciência política

Quando a política entra nas discussões dos cidadãos, uma série de opiniões e valores são comentados a partir da compreensão e do conhecimento que cada pessoa tem sobre os mais variados assuntos políticos, que vão desde os mais simples aos mais complexos, ou seja, os assuntos que exigem a participação popular como uma forma de poder democrático do povo. A política deriva dos anseios da sociedade, da vontade dos cidadãos, do poder no bem coletivo que todos têm direito de desfrutar.
O político é o morador de uma cidade, mas sobretudo, é o homem e a mulher que tem autonomia de pensamento, que exerce sua função maior de lutar por uma sociedade digna e justa para todos. O verdadeiro político é aquele que não aceita as imposições da corrupção e dos desmandos administrativos, é aquele que pensa no bem comum e na distribuição justa das políticas públicas, atendendo, portanto, os interesses de toda uma população necessitada.
Reivindica-se uma solução para os entraves políticos. O povo pede um remédio que possa combater os sintomas maléficos da gestão pública sem compromisso. Mas como conseguir isso? Como alcançar tamanho milagre?
É muito comum falar em mudança e da necessidade da mudança comportamental da sociedade, porém, o que nem todos admitem é que essa mudança tem que começar em cada um, tem que partir das atitudes e da visão particular de cada cidadão, em perceber como a gestão pública tem que atuar em nosso meio para ser eficiente e suprir as carências sociais, como o combate à miséria, à fome, ao analfabetismo, e tantos outros problemas que afetam a sociedade direta ou indiretamente.
O que se pretende aqui é deixar uma mensagem clara de que jamais mudaremos nosso contexto social, enquanto o povo continuar optando por modelos políticos que fazem campanhas eleitorais com a intenção de comprar voto, oferecendo ninharias e migalhas ao eleitor, simplesmente como favor. Agindo assim, o eleitor estará comprometendo sua dignidade e vendendo sua honra, sem o direito de reivindicar depois, desfazendo-se do poder democrático que foi garantido com muita luta por pessoas que acreditaram num mundo melhor e no potencial humano de construir esse mundo.
O povo estará fadado ao fracasso, e a colher os frutos mais amargos na escolha por um modelo político que inicia a base de sua gestão na dissimulação, comprometendo no futuro o dinheiro público. A mudança só ocorrerá de fato, quando optarmos por um novo modelo político, que tem por objetivo a liberdade de expressão e a consciência dos cidadãos, tendo como essencial: a construção de uma sociedade livre do jugo da corrupção e da ignorância. Cada eleitor precisa refletir, pois a política é um campo de escolhas, sobretudo de decisões éticas. Portanto, é preciso estar ciente, de que nossas escolhas decidirão a construção do nosso futuro. 

Um comentário: