Quanto mais elevado é o espírito mais ele sofre.
Arthur Schopenhauer

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Incógnita? Que nada, apenas interesse

Um espectro ronda a política bonjesuense. A incógnita da próxima administração municipal. Este ano já foi marcado por ele. Ou alguém acredita que é genuína a inspiração ética por trás da recente onda moralista, que são sinceros os boatos em torna da mesma,  a saudar os recentes "escândalos" causados pela atual gestão? Que essas coisas são mais que capítulos da luta política cujo desfecho ninguém sabe como será?

A história dos últimos dezesseis anos foi marcada por quatro apostas equivocadas que a  elite política local, seus intelectuais e porta-vozes fizeram. A primeira aconteceu em 1996, quando lançaram as figuras de dois homens de "DEUS", afinal, um padre e um pastor evangélico no poder jamais poderiam decepcionar tanta gente. Deu no que deu.

A segunda aposta veio com as eleições em 2000, quando o candidato derrotado em 1996 estava convencido de que o povo deveria votar em alguém como ele, tão parecido com as pessoas comuns. Que terminaria a eleição com a vitória. E que, por isso, o povo continuou sofrendo com as mazelas de uma gestão descompromissada, que assim mesmo tentou uma reeleição em 2004.

O cálculo deu errado, mas não porque ele acabou por contrariar o prognóstico. No fundo, todos sabiam que com a rejeição de Luís Sabry Azar não era possível que o mesmo fosse reeleito.

terceira aposta era outra: Maria Lira seria a salvação como prefeita. Afinal de contas, tinha uma ela história como guerreira na luta sindical em prol dos servidores públicos e em prol de classes menos favorecidas. 

Sua vitória foi um remédio amargo que Bom Jesus das Selvas precisaria tomar. Para nunca mais querer repeti-lo.

Quando vieram escândalos envolvendo compra de vereadores, orbas superfaturadas e inacabadas, desvalorização profissional com atraso de recebíveis, enfim, uma série de desastres causados por quem seria, "a salvação e libertação de um povo". Estava para se cumprir a profecia de que Maria não ultrapassaria 2008. 


A quarta aposta foi a de retornar Luís Sabry ao comando municipal, pois não tinha um nome para derrotá-lo, já que a Maria terminaria (sem exageros) sua curta (ou imensa) trajetória política em Bom Jesus. De fato não tinha. E assim aconteceu.

Estamos em marcha batida para 2013 e a incógnita continua, já que o povo, assim, fez uma quinta aposta. elegeram em 07 de outubro, Cristiane Damião Daher para os representar a partir de 1° de janeiro de 2013. 


Cristiane que foi eleita através do clamor de um povo que até agora vem sofrendo os males de gestões desonrosas, fraudulentas, mesquinhas, humilhantes e perseguidoras. Será que desta vez será diferente de outras? Será que "aliados" MERCENÁRIOS, não serão sanguessugas dos cofres públicos mais uma vez? especialmente uma meia dúzia de leões disfarçados de cordeirinhos?

Bom Jesus das Selvas não se pode dar ao luxo de ter cometido mais um erro. Que a futura oposição não dará conta de se manter, por incompetência ou falta de nomes. 

Nem por isso vão cruzar os braços e aguardar passivamente uma nova derrota. Se não dá certo por bem, que seja por mal. Se não vai na boa, que seja no tranco. Fazer política negativa é legítimo, ainda que ­desagradável. Denúncias, boatos, hipocrisias, encenações, tudo ­isso são armas usadas mundo afora na briga política.

A retórica anticorrupção é o bastião que resta ao antisarynismo (não sei se existe o termo). Mas precisa ser turbinada e amplificada. Fundamentalmente, porque a maioria das pessoas considera os políticos oposicionistas tão corruptos – ou mais – que os atuais.

O que fazer? Aumentar o tom, falar alto, usar do pulso firme para combater essas e outras que virão? 
Pelo andar da carruagem, é o que veremos na mídia e no discurso oposicionista ao longo de 2013. 



Há dias se fala em divisão de secretarias, em que cargo se ocupará no novo governo, em quanto se vai ganhar, se teremos pessoas vindas de outros municípios para comandar, entre outras.

Minha verdadeira opinião sore tais, é de que devemos sim estarmos atentos a alguns fatos, mas na verdade a maioria desses "preocupados", estão mesmo é simplesmente querendo darem-se muito bem no cenário pra ver se conseguem uma "boquinha" pra poderem enfiar a mão no saco de dinheiro da prefeitura como já o fizeram algum dia.

4 comentários:

  1. Muito bonito esse texo parabens!
    Agora me responde com toda sinseridade. O que voce acha do governo que vem aí?

    ResponderExcluir
  2. O que toda a sociedade espera é que seja um governo de conquistas para todo o povo, pois só assim teremos dias melhores em nossa cidade!
    Agora particularmente eu creio que será um ótimo governo, pois sinto bastante firmeza em Cristiane Damião!
    Abçs!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tambem vejo boa vontade por parte dela, cabe saber se os aliados dela tem boa vontade em ajudar a nossa cidade ou só pensa em se próprio.

      Excluir
  3. Professor Gilmar o que me diz da ezoneração dos concursados? A prefeita que falou tanto em mudança durante a campanha cumpriu. mas foi uma mudança que prejudicou centenas de bomjesuenses que sonhava com um emprego em 2013.
    Mau assumiu ja começou mostrar a suas garras.
    Em relação a água! em uma entrevita da prefeita ela ja começou a jogar o problema pra caema. Disse que a responsabilidade da água é da caema. Gostaria de saber porquer nas campanhas ela culpava o Sabry pela falta de agua? Agora que ela é a prefeita ja ta tirando o corpo de banda.

    ResponderExcluir