Quanto mais elevado é o espírito mais ele sofre.
Arthur Schopenhauer

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

A importância de uma nova consciência política

Quando a política entra nas discussões dos cidadãos, uma série de opiniões e valores são comentados a partir da compreensão e do conhecimento que cada pessoa tem sobre os mais variados assuntos políticos, que vão desde os mais simples aos mais complexos, ou seja, os assuntos que exigem a participação popular como uma forma de poder democrático do povo. A política deriva dos anseios da sociedade, da vontade dos cidadãos, do poder no bem coletivo que todos têm direito de desfrutar.
O político é o morador de uma cidade, mas sobretudo, é o homem e a mulher que tem autonomia de pensamento, que exerce sua função maior de lutar por uma sociedade digna e justa para todos. O verdadeiro político é aquele que não aceita as imposições da corrupção e dos desmandos administrativos, é aquele que pensa no bem comum e na distribuição justa das políticas públicas, atendendo, portanto, os interesses de toda uma população necessitada.
Reivindica-se uma solução para os entraves políticos. O povo pede um remédio que possa combater os sintomas maléficos da gestão pública sem compromisso. Mas como conseguir isso? Como alcançar tamanho milagre?
É muito comum falar em mudança e da necessidade da mudança comportamental da sociedade, porém, o que nem todos admitem é que essa mudança tem que começar em cada um, tem que partir das atitudes e da visão particular de cada cidadão, em perceber como a gestão pública tem que atuar em nosso meio para ser eficiente e suprir as carências sociais, como o combate à miséria, à fome, ao analfabetismo, e tantos outros problemas que afetam a sociedade direta ou indiretamente.
O que se pretende aqui é deixar uma mensagem clara de que jamais mudaremos nosso contexto social, enquanto o povo continuar optando por modelos políticos que fazem campanhas eleitorais com a intenção de comprar voto, oferecendo ninharias e migalhas ao eleitor, simplesmente como favor. Agindo assim, o eleitor estará comprometendo sua dignidade e vendendo sua honra, sem o direito de reivindicar depois, desfazendo-se do poder democrático que foi garantido com muita luta por pessoas que acreditaram num mundo melhor e no potencial humano de construir esse mundo.
O povo estará fadado ao fracasso, e a colher os frutos mais amargos na escolha por um modelo político que inicia a base de sua gestão na dissimulação, comprometendo no futuro o dinheiro público. A mudança só ocorrerá de fato, quando optarmos por um novo modelo político, que tem por objetivo a liberdade de expressão e a consciência dos cidadãos, tendo como essencial: a construção de uma sociedade livre do jugo da corrupção e da ignorância. Cada eleitor precisa refletir, pois a política é um campo de escolhas, sobretudo de decisões éticas. Portanto, é preciso estar ciente, de que nossas escolhas decidirão a construção do nosso futuro. 

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

A POLÍTICA ÉTICA CONTRA A CORRUPÇÃO


Não é de surpreender por que as pessoas não acreditam mais na política, nem nos homens regentes do poder público. A ausência de um princípio importante da conduta humana foi talvez o que pôs em risco a reputação da política, deixando a dúvida acima da confiança e a incerteza acima da esperança. Refiro-me à ética, esta palavra muitas vezes considerada simples, mas de sentido perturbador e profundo.
Falta ética na política ou nos homens que fazem a política? Por que a política ainda é percebida pela sociedade como um ninho de ratos? Isso revela um sentimento de revolta e repúdio aos rumos que dão à democracia no nosso país. Nos sentimos humilhados e envergonhados pelos representantes públicos que elegemos e que nos maltratam, manchando com desrespeito o orgulho do povo.
A ética faz parte das decisões de todo ser humano, somos impelidos no meio social a tomar decisões que refletem nosso caráter e revelam os resultados da nossa conduta. A sociedade brasileira é constantemente chocada com escândalos de corrupção na política, atingindo toda a nação e indignando os cidadãos que exigem justiça diante dos atos de impunidade.
O povo geralmente julga os homens acusados de improbidade por terem agido sem escrúpulos, condenando as ações vergonhosas e maléficas que ganham repercussão na sociedade, já que toda decisão traz conseqüências, sendo maléficas ou benévolas para si e para os outros, porque nada acontece isoladamente. Pagamos um preço que pode custar caro diante das nossas decisões e dos atos considerados antiéticos, ou seja, nossas opções apontam para um destino radiante ou obscuro na vida de outras pessoas.
A falta de ética na política tem sido a causa da deterioração do sistema democrático, porque a política feita sem ética tem fincado em nossa pátria a bandeira da corrupção, e isso tem prejudicado o desenvolvimento de nossas cidades, atrasado a evolução do pensamento intelectual, rompido com a decência no poder público e flagelado nossa gente na insuficiente distribuição da riqueza e dos recursos sociais.
Entretanto, pelos saguões da política ainda caminham homens e mulheres de coragem e determinação na defesa de uma política sem corrupção, que erguem a bandeira de um sistema digno de representar o povo com a ética nas palavras e nas procedências. Sei que é difícil de crer que ainda existam pessoas honestas no poder, mas isso não é ficção, é fato. Ainda há pessoas com o anseio de lutar por uma política ética, íntegra e que resgate a esperança do povo, que de tanto sofrer com mentiras e cair em armadilhas administrativas, não acreditam mais.
O que precisamos analisar é o seguinte: se existe corrupção no meio social, então existirá corrupção no poder, porque a sociedade reproduz o próprio comportamento, sendo responsável pelas escolhas e pelo futuro que será ofertado a todos. O que pretendo afirmar com isso, é que em muitas situações as pessoas faltam com ética na convivência social e isso traz prejuízos enormes para todos, porque em decorrência do rompimento com os valores éticos surgem corrompidos e também os corruptores, desejosos pra semear a semente da corrupção sem nenhum pudor aos demais cidadãos.
A política é constituída por cidadãos detentores de muitas faces e às vezes de má reputação, exigindo cautela por parte dos eleitores. Há pessoas que vendem o voto por coisas banais, há pessoas que mentem, trapaceiam e enganam para se dar bem, outros tiram proveito do suborno e negociam a própria alma. Isso é de assustar e de revoltar os cidadãos que estimam as virtudes e que priorizam a ética na conduta humana.
Podemos acreditar num país livre da corrupção? Por que não se somos nós que construímos nossa cidade e nossa nação? Vamos compartilhar o discurso da honestidade na defesa dos valores éticos e dos princípios humanos e banir para longe de nossos corações o apego ao dinheiro e ao egoísmo. Somente assim, daremos o primeiro passo, e também o mais importante na luta contra a corrupção, formando uma sociedade que esteja pronta para agir com decência na exigência de seus direitos políticos.
 
Francisco Balbino Sousa

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Incógnita? Que nada, apenas interesse

Um espectro ronda a política bonjesuense. A incógnita da próxima administração municipal. Este ano já foi marcado por ele. Ou alguém acredita que é genuína a inspiração ética por trás da recente onda moralista, que são sinceros os boatos em torna da mesma,  a saudar os recentes "escândalos" causados pela atual gestão? Que essas coisas são mais que capítulos da luta política cujo desfecho ninguém sabe como será?

A história dos últimos dezesseis anos foi marcada por quatro apostas equivocadas que a  elite política local, seus intelectuais e porta-vozes fizeram. A primeira aconteceu em 1996, quando lançaram as figuras de dois homens de "DEUS", afinal, um padre e um pastor evangélico no poder jamais poderiam decepcionar tanta gente. Deu no que deu.

A segunda aposta veio com as eleições em 2000, quando o candidato derrotado em 1996 estava convencido de que o povo deveria votar em alguém como ele, tão parecido com as pessoas comuns. Que terminaria a eleição com a vitória. E que, por isso, o povo continuou sofrendo com as mazelas de uma gestão descompromissada, que assim mesmo tentou uma reeleição em 2004.

O cálculo deu errado, mas não porque ele acabou por contrariar o prognóstico. No fundo, todos sabiam que com a rejeição de Luís Sabry Azar não era possível que o mesmo fosse reeleito.

terceira aposta era outra: Maria Lira seria a salvação como prefeita. Afinal de contas, tinha uma ela história como guerreira na luta sindical em prol dos servidores públicos e em prol de classes menos favorecidas. 

Sua vitória foi um remédio amargo que Bom Jesus das Selvas precisaria tomar. Para nunca mais querer repeti-lo.

Quando vieram escândalos envolvendo compra de vereadores, orbas superfaturadas e inacabadas, desvalorização profissional com atraso de recebíveis, enfim, uma série de desastres causados por quem seria, "a salvação e libertação de um povo". Estava para se cumprir a profecia de que Maria não ultrapassaria 2008. 


A quarta aposta foi a de retornar Luís Sabry ao comando municipal, pois não tinha um nome para derrotá-lo, já que a Maria terminaria (sem exageros) sua curta (ou imensa) trajetória política em Bom Jesus. De fato não tinha. E assim aconteceu.

Estamos em marcha batida para 2013 e a incógnita continua, já que o povo, assim, fez uma quinta aposta. elegeram em 07 de outubro, Cristiane Damião Daher para os representar a partir de 1° de janeiro de 2013. 


Cristiane que foi eleita através do clamor de um povo que até agora vem sofrendo os males de gestões desonrosas, fraudulentas, mesquinhas, humilhantes e perseguidoras. Será que desta vez será diferente de outras? Será que "aliados" MERCENÁRIOS, não serão sanguessugas dos cofres públicos mais uma vez? especialmente uma meia dúzia de leões disfarçados de cordeirinhos?

Bom Jesus das Selvas não se pode dar ao luxo de ter cometido mais um erro. Que a futura oposição não dará conta de se manter, por incompetência ou falta de nomes. 

Nem por isso vão cruzar os braços e aguardar passivamente uma nova derrota. Se não dá certo por bem, que seja por mal. Se não vai na boa, que seja no tranco. Fazer política negativa é legítimo, ainda que ­desagradável. Denúncias, boatos, hipocrisias, encenações, tudo ­isso são armas usadas mundo afora na briga política.

A retórica anticorrupção é o bastião que resta ao antisarynismo (não sei se existe o termo). Mas precisa ser turbinada e amplificada. Fundamentalmente, porque a maioria das pessoas considera os políticos oposicionistas tão corruptos – ou mais – que os atuais.

O que fazer? Aumentar o tom, falar alto, usar do pulso firme para combater essas e outras que virão? 
Pelo andar da carruagem, é o que veremos na mídia e no discurso oposicionista ao longo de 2013. 



Há dias se fala em divisão de secretarias, em que cargo se ocupará no novo governo, em quanto se vai ganhar, se teremos pessoas vindas de outros municípios para comandar, entre outras.

Minha verdadeira opinião sore tais, é de que devemos sim estarmos atentos a alguns fatos, mas na verdade a maioria desses "preocupados", estão mesmo é simplesmente querendo darem-se muito bem no cenário pra ver se conseguem uma "boquinha" pra poderem enfiar a mão no saco de dinheiro da prefeitura como já o fizeram algum dia.

domingo, 17 de junho de 2012

Vítimas da ditadura militar deverão receber apoio psicológico


O secretário nacional de Justiça e presidente da Comissão de Anistia, Paulo Abrão, informou no início da noite de ontem (16) que será lançado, na semana que vem, um edital que prevê a ampliação do programa de reparação do Estado brasileiro às vítimas da repressão da ditadura militar. Serão selecionadas cinco entidades especializadas em assistência psicológica para a criação das Clínicas do Testemunho.
A intenção é a proteger as vítimas contra as consequências de remexer o passado, trazendo à tona o reavivamento dos traumas e dos atos de violência.  De acordo com o secretário, essa ação é o reconhecimento do Estado de que existe uma lacuna no programa de reparação, que é uma das etapas da chamada Justiça de Transição.
Essa consciência, conforme relatou, tomou por base as experiências de países vizinhos que sofreram do mesmo mal, como a Argentina e o Chile, e também as constatações de casos de pessoas que após colaborem com os trabalhos de elucidação dos fatos históricos daquele período passaram a enfrentar um processo doloroso, com reflexos em seu dia a dia.
“A Comissão de Anistia deliberou uma frente de apoio e assistência psicológica às vítimas da repressão por meio de atendimentos individualizados ou em grupos para que não nos permitamos que esse processo atual de memorização de escuta pública das vítimas e das testemunhas não seja, do ponto de vista psicológico, um processo de revitimização”, justificou Abrão.
O secretário participou do seminário O Direito à Verdade: Informação, Memória e Cidadania, promovido pela Assembleia Legislativa de São Paulo. No encontro, ele defendeu a democratização dos arquivos e de documentos que possam servir de provas das violências cometidas no período da ditadura militar para que se proceda, então, a reparação do Estado. Nesse sentido, fez um apelo para que sejam entregues às comissões os acervos que estão em mãos de particulares, de organizações da sociedade civil ou dos Poderes Públicos.
Abrão lembrou que, nessa semana, a Comissão de Anistia firmou convênio com a Comissão Estadual da Verdade Rubens Paiva, da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, por meio do qual serão compartilhados os arquivos da Comissão Nacional da Verdade, detentora do maior arquivo histórico do gênero, composto por mais de 70 mil depoimentos de vítimas. O mesmo tipo de acordo deverá ser formalizado com o estado de Pernambuco.

terça-feira, 22 de maio de 2012

RESPOSTA À REVISTA VEJA



 
Abaixo estou enviando uma cópia da carta escrita por uma professora que trabalha  no Colégio Estadual Mesquita, à revista Veja. Peço por favor que repasse a todos que conhece, vale a pena ler.
Sou professora do Estado do Paraná e fiquei indignada com a reportagem da jornalista Roberta de Abreu Lima "Aula Cronometrada".  
É com grande pesar que vejo quão distante estão seus argumentos sobre as causas do mau desempenho escolar com as VERDADEIRAS  razões que  geram este panorama desalentador. Não há necessidade de cronômetros, nem de especialistas  para diagnosticar as falhas da educação.  Há necessidade de todos os que pensam que: "os professores é que são incapazes de atrair a atenção de alunos repletos de estímulos e inseridos na era digital" entrem numa sala de aula e observem a realidade brasileira.
Que alunos são esses "repletos de estímulos" que muitas vezes não têm o que comer em suas casas quanto mais inseridos na era digital?  Em que pais de famílias oriundas da pobreza  trabalham tanto que não têm como acompanhar os filhos  em suas atividades escolares, e pior em orientá-los para a vida?  Isso sem falar nas famílias impregnadas pelas drogas e destruídas pela ignorância e violência, causas essas que infelizmente são trazidas para dentro da maioria das escolas brasileiras.
Está na hora dos professores se rebelarem contra as acusações que lhes são impostas. Problemas da sociedade deverão ser resolvidos pela sociedade e não somente pela escola. Não gosto de comparar épocas, mas quando penso na minha infância, onde pai e mãe, tios e avós estavam presentes e onde era inadmissível faltar com o respeito aos mais velhos, quanto mais aos professores, e não cumprir as obrigações fossem escolares ou simplesmente caseiras, faço comparações com os alunos de hoje "repletos de estímulos". Estímulos de quê?  De passar o dia na rua, não fazer as tarefas, ficar em frente ao computador, alguns até altas horas da noite, (quando o têm), brincando no Orkut, ou, o que é ainda pior, envolvidos nas drogas. Sem disciplina seguem perdidos na vida.
Realmente, nada está bom.  Porque o que essas crianças e jovens procuram é amor, atenção, orientação e disciplina.
Rememorando, o que tínhamos nós, os mais velhos,  há uns anos atrás de estímulos? Simplesmente: responsabilidade, esperança, alegria. Esperança que se estudássemos teríamos uma profissão, seríamos realizados na vida. Hoje os jovens constatam que se venderem drogas vão ganhar mais.
Para quê o estudo? Por que numa época com tantos estímulos não vemos olhos brilhantes nos jovens? Quem, dos mais velhos, não lembra a emoção de somente brincar com os amigos,  de ir aos piqueniques, subir em árvores?
E, nas aulas, havia respeito, amor pela Pátria.. Cantávamos o hino nacional diariamente, tínhamos aulas "chatas" só na lousa e sabíamos ler, escrever e fazer contas com fluência.
Se não soubéssemos não iríamos para a 5ª. Série. Precisávamos passar pelo terrível, mas eficiente, exame de admissão. E tínhamos motivação para isso.
Hoje, professores "incapazes" dão aulas na lousa, levam filmes, trabalham com tecnologia, trazem livros de literatura juvenil para leitura em sala-de-aula (o que às vezes resulta em uma revolução),  levam alunos à biblioteca e a outros locais educativos (benza, Deus, só os mais corajosos!) e, algumas escolas públicas onde a renda dos pais comporta, até a "passeios interessantes", planejados minuciosamente, como ir ao Beto Carrero.
E, mesmo, assim, a indisciplina está presente, nada está bom. 
Além disso, esses mesmos professores "incapazes", elaboram atividades escolares como provas, planejamentos, correções nos fins-de-semana, tudo sem remuneração;
Todos os profissionais têm direito a um intervalo que não é cronometrado quando estão cansados. Professores têm 10 minutos de intervalo, quando têm de escolher entre ir ao banheiro ou tomar às pressas o cafezinho. Todos os profissionais têm direito ao vale alimentação, professor tem que se sujeitar a um lanchinho, pago do próprio bolso, mesmo que trabalhe 40h semanais.
E a saúde? É a única profissão que conheço que embora apresente atestado médico tem que repor as aulas. Plano de saúde? Muito precário.
Há de se pensar, então, que  são bem remunerados... Mera ilusão! Por isso, cada vez vemos menos profissionais nessa área, só permanecem os que realmente gostam de ensinar, os que estão aposentando-se e estão perplexos com as mudanças havidas no ensino nos últimos tempos e os que aguardam uma chance de "cair fora".Todos devem ter vocação para Madre Teresa de Calcutá, porque por mais que se esforcem em ministrar boas aulas, ainda ouvem alunos chamá-los de "vaca","puta", "gordos ", "velhos" entre outras coisas.
Como isso é motivante..e temos ainda que ter forças para motivar. Mas, ainda não é tão grave.
Temos notícias, dia-a-dia,  até de agressões a professores por alunos. Futuramente, esses mesmos alunos, talvez agridam seus pais e familiares.
Lembro de um artigo lido, na revista Veja, de Cláudio de Moura Castro, que dizia que um país sucumbe quando o grau de incivilidade de seus cidadãos ultrapassa um certo limite.
 E acho que esse grau já ultrapassou. Chega de passar alunos que não merecem. Assim, nunca vão saber porque devem estudar e comportar-se na sala de aula; se passam sem estudar mesmo, diante de tantas chances, e com indisciplina... E isso é um crime! Vão passando série após série, e não sabem escrever nem fazer contas simples. Depois a sociedade os exclui, porque não passa a mão na cabeça. Ela é cruel e eles já são adultos. 
Por que os alunos do Japão estudam? Por que há cronômetros? Os professores são mais capacitados? Talvez, mas o mais importante é  porque há disciplina. E é isso que precisamos e não de cronômetros.  
 Lembrando: o professor estadual só percorre sua íngreme carreira mediante cursos, capacitações que são realizadas, preferencialmente aos sábados. Portanto, a grande maioria dos professores está constantemente estudando e aprimorando-se. Em vez de cronômetros, precisamos de carteiras escolares, livros, materiais, quadras-esportivas cobertas (um luxo para a grande maioria de nossas escolas), e de lousas, sim, em melhores condições e em maior quantidade.. 
 Existem muitos colégios nesse Brasil afora que nem cadeiras possuem para os alunos se sentarem. E é essa a nossa realidade!  E, precisamos, também, urgentemente de Educação para que tudo que for fornecido ao aluno não seja destruído por ele mesmo .
 Em plena era digital, os professores ainda são obrigados a preencher os tais livros de chamada, à mão: sem erros, nem borrões  (ô, coisa arcaica!), e ainda assim se ouve falar em cronômetros. Francamente!!!
 Passou da hora de todos abrirem os olhos  e fazerem algo para evitar uma calamidade no País, futuramente. Os professores não são culpados de uma sociedade incivilizada e de banditismo, e finalmente, se os professores  até agora  não responderam a todas as acusações de serem despreparados e  "incapazes" de prender a atenção do aluno com aulas motivadoras é porque não tiveram TEMPO.
Responder a essa reportagem custou-me metade do meu domingo, e duas turmas sem as provas corrigidas.
 Vamos começar uma corrente nacional que pelo menos dê aos professores respaldo legal quando um aluno o xinga, o agride... chega de ECA que não resolve nada, chega de Conselho Tutelar que só vai a favor da criança e adolescente (capazes às vezes de matar, roubar e coisas piores), chega de salário baixo, todas as profissões e pessoas passam por professores, deve ser a carreira mais bem paga do país, afinal os deputados que ganham 67% de aumento tiveram professores, até mesmo os "alfabetizados funcionais".
Pelo amor de Deus somos uma classe com força!!! Somos politizados, somos cultos, não precisamos fechar escolas, fazer greves, vamos apresentar um projeto de Lei que nos ampare e valorize a profissão.

Vanessa Storrer - professora da rede Municipal de Curitiba!
 
Mesmo quem  não atua como docente, um dia passou por uma escola e tornou-se o que você é hoje! 

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Governo Dilma agrada 77% dos brasileiros, aponta CNI/Ibope


Governo Dilma agrada 77% dos brasileiros, aponta CNI/IbopeSÃO PAULO - A popularidade da presidente Dilma Rousseff bateu os 77%, segundo apontou a pesquisa CNI/Ibope divulgada nesta quarta-feira, 4. O levantamento mostrou que o índice de satisfação com o governo subiu 5 pontos percentuais em relação à última pesquisa, que mediu 72% de aprovação. A avaliação foi classificada como 'ótima' ou 'boa' por 56% dos brasileiros, mesmo resultado obtido na pesquisa anterior, em que Dilma bateu o recorde histórico da pesquisa CNI/Ibope para o primeiro ano de mandato.
A confiança dos brasileiros na presidente também aumentou: saltou de 68% para 72%, conforme apontou a pesquisa CNI/Ibope.
A pesquisa revelou também que mais da metade da população - 60% - considera que o governo Dilma está sendo igual ao do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva.
As contrapartidas ocorreram nas áreas de impostos (com 65% de reprovação), saúde (com 63%) e da segurança pública (com 61%), pontos com as piores avaliações, segundo apontou o levantamento.
Os outros temas pesquisados pela CNI Ibope, apenas combate à fome, meio ambiente e combate ao desemprego apresentaram maiores percentuais de aprovação.
Comparativamente, a pesquisa constatou também que o governo de Dilma tem popularidade maior que a dos seus antecessores Lula e Fernando Henrique Cardoso no primeiro ano de mandato.
A pesquisa foi realizada entre 16 e 19 de março, com 2.002 pessoas. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais e para menos.

terça-feira, 27 de março de 2012

Red Bull é obrigada a suspender comercial por desrespeito a Jesus Cristo, segundo o Conar


Mais um sinal de que os cristãos estão mais ativos do que nunca no Brasil. Mais de 200 reclamações de consumidores levaram o Conar a determinar hoje a suspensão de uma propaganda de TV da Red Bull.
A campanha Red Bull – Nazaré mostra Jesus Cristo andando sobre as águas e um apóstolo afirmando que ele só consegue a façanha porque bebeu o energético.
O Conar decidiu que o anúncio não pode ficar no ar porque ele “fere a respeitabilidade religiosa”.
Por Lauro Jardim


segunda-feira, 26 de março de 2012

Prefeito de Coelho Neto ataca de "terrorista"



A ação protagonizada pelo atual prefeito de Coelho Neto, Soliney Silva, no início da noite de sábado (24) na sede do Sindicato dos Servidores Municipais chocou a população do município.
Tudo começou quando algumas pessoas que fazem parte da atual administração, entre elas a secretária de saúde, senhora Rosângela Curado, resolveram organizar e liderar uma “manifestação” de pessoas contratadas sem concurso público que se deslocou pela Avenida Santana com o propósito de ir à frente do sindicato onde haveria uma Assembleia Geral daquele sindicato em comemoração aos seus 23 anos de luta em defesa dos servidores municipais coelho-netenses.

O motivo dessa “manifestação” seria pelo fato de o sindicato pressionar o governo municipal a dá posse aos aprovados no último Concurso Público Municipal que já foi prorrogado uma vez e que perde a validade no mês de maio.
O grupo de “manifestantes” a principio foi contido pela polícia militar evitando assim a invasão do sindicato, mas logo depois quando os sócios do sindicato se preparavam para iniciar a Assembleia foram surpreendidos pelo próprio prefeito da cidade que furou o cerco da polícia que estava cerca de 200 metros levando consigo todos os manifestantes e com chutes ele mesmo derrubou o portão do sindicato invadindo e agredindo algumas pessoas.
Uma senhora contratada pelo sindicato para filmar o evento foi a primeira vítima do prefeito enfurecido que a agarrou pelo pescoço, a derrubou no chão, e com extrema violência tomou-lhe a filmadora. Uma brutalidade inenarrável.
O evento do sindicato foi comunicado com antecedência às autoridades policiais do município e o documento enviado tanto à polícia Civil quanto à polícia Militar já alertava a respeito dessa manifestação liderada por pessoas da atual administração e que isso poderia representar risco de violência e tentativa de invasão, mas infelizmente isso não foi o suficiente para evitar esse triste ocorrido.

O fato foi imediatamente comunicado ao vice-governador do Maranhão e cerca de 50 minutos depois chegou à cidade uma viatura do GOE e mais viaturas da Polícia Militar da Cidade de Caxias e Duque Bacelar. Os advogados do Sindicato Dr. Walkmar Neto e Dr. Tiago foram acionados de imediato pela Direção da instituição. Dr. Walkmar Neto mora na cidade de Caxias-MA, mas chegou junto com as viaturas policiais.
Sob orientação jurídica e com a garantia de sua integridade física as pessoas agredidas foram à Delegacia de Polícia registrar B.O e ao “Hospital Municipal” fazer exame de corpo de delito. A ida ao hospital foi acompanhada por uma viatura do GOE de Caxias-MA, visto que havia rumores de que o prefeito lá estaria aguardando a chegada dos sindicalistas.
Havia crianças no local e no desespero mães se trancaram com seus filhos nos banheiros da instituição. Câmeras fotográficas e alguns aparelhos celulares foram tomados com violência a mando do próprio prefeito que transtornado se preocupava em eliminar todos os registros de sua ação grotesca contra pais e mães de família. Pessoas simples e ordeiras. O dirigente sindical Lima Júnior foi uma das vítimas do grupo liderado pelo prefeito e ficou bastante machucado. A imagem fala por si.
O que se viu na noite de sábado (24) na cidade de Coelho Neto foi uma verdadeira afronta ao estado de direito. Prefeito invadir sindicato é algo jamais visto na história do Maranhão. Mas em Coelho Neto atualmente parece que tudo pode. Estranhamente, parece que tudo pode. Até quando seremos obrigados a suportar essa ditadura?

Tibetano ateia fogo no corpo contra visita de presidente chinês à Índia


Do g1.com
Um exilado tibetano ateou fogo ao corpo nesta segunda-feira (26) em Nova Délhi durante uma manifestação de protesto contra a visita que o presidente chinês, Hu Jintao, fará em breve àÍndia. O protesto ocorre dias antes da Quarta Cúpula dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), que ocorrerá entre 28 e 29 de março, em Nova Délhi, e terá a presença da presidente Dilma Rousseff.
O homem, de 27 anos, identificado como Janphel Yeshi, colocou fogo no corpo em pleno centro da capital indiana, segundo fontes policiais. Ele foi levado para um hospital e, segundo a agência de notícias Associated Press, teve 85% do corpo queimado e seu estado é crítico. Ao menos 30 tibetanos já atearam fogo contra o corpo no último ano contra o controle chinês na região do Tibete e pela volta do Dalai Lama à região - 20 deles morreram.

terça-feira, 20 de março de 2012

Bom Jesus ocupa posição 2084º em Gestão Fiscal segundo FIRJAN

Segundo dados levantados pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro - FIRJAN, o município de Bom Jesus das Selvas alcançou em pesquisa sobre a situação de Gestão Fiscal o padrão C  (Gestão em dificuldade).
Isso indica que a gestão dos recursos financeiros do município não anda tão bem quanto andam espalhando por aí, haja visto que a pesquisa levou em conta diversos critérios e tomou como base dados fornecidos pelo próprio município referente ao ano de 2010
Bom Jesus alcançou em uma escala geral de 0 a1 uma pontuação de 0,587, ou seja, se fossemos colocá-lo como nota escolar, o município estaria reprovado em sua gestão financeira.
Ainda segundo a pesquisa, o melhor índice alcançado pelo município trata-se de Investimentos, ou seja, o IFGF Investimentos de Bom Jesus alcançou quase o padrão máximo, tendo obtido 0,9211, significando dizer que de todos os recursos recebidos pelo município, 92% foram investidos. Veja abaixo os índices detalhados da pesquisa:

BOM JESUS DAS SELVAS - MA (Ano 2010): IFGF 0.587

IFGF E INDICADORES
BOM JESUS DAS SELVAS - MA (2010)
IFGF E ÁREAS DE DESENVOLVIMENTO
Conceito A
(superiores a 0,8 pontos)
Conceito B
(entre 0,6 e 0,8 pontos)
Conceito C
(entre 0,4 e 0,6 pontos)
Conceito D
(inferiores a 0,4 pontos)
RANKING
IFGF: MARANHÃO (2010)
POSIÇÃO DO MUNICÍPIO NO RANKING
NacionalEstadual
IFGF
UFMunicípio
100º0.7984MABacabeira
312º0.7461MAMagalhães de Almeida
341º0.7402MASão José de Ribamar
635º0.7066MAGraça Aranha
809º0.6909MASanta Filomena do Maranhão
869º0.6847MALagoa do Mato
895º0.6822MAHumberto de Campos
955º0.6756MAFernando Falcão
991º0.6727MASão Raimundo do Doca Bezerra
1017º10º0.6705MASão Domingos do Maranhão
1066º11º0.6659MAOlinda Nova do Maranhão
1072º12º0.6652MAPaulino Neves
1139º13º0.6594MANova Colinas
1224º14º0.6537MASanta Quitéria do Maranhão
1256º15º0.6501MAAxixá
1264º16º0.6491MASantana do Maranhão
1269º17º0.6490MAAmapá do Maranhão
1286º18º0.6478MAGonçalves Dias
1295º19º0.6472MAFortaleza dos Nogueiras
1332º20º0.6442MACachoeira Grande
1356º21º0.6428MAIgarapé Grande
1361º22º0.6423MAÁgua Doce do Maranhão
1385º23º0.6401MABoa Vista do Gurupi
1421º24º0.6366MANina Rodrigues
1471º25º0.6328MAFormosa da Serra Negra
1482º26º0.6321MABarão de Grajaú
1483º27º0.6320MAGovernador Eugênio Barros
1510º28º0.6299MASão Félix de Balsas
1527º29º0.6282MAEstreito
1536º30º0.6277MATufilândia
1563º31º0.6259MABernardo do Mearim
1583º32º0.6243MABenedito Leite
1604º33º0.6227MAAnapurus
1622º34º0.6209MAEsperantinópolis
1671º35º0.6177MALago da Pedra
1735º36º0.6123MAParaibano
1817º37º0.6075MAMaranhãozinho
1833º38º0.6058MABuriti Bravo
1851º39º0.6049MAMonção
1905º40º0.6007MASucupira do Riachão
1950º41º0.5981MAIcatu
2024º42º0.5924MAGuimarães
2036º43º0.5912MAMata Roma
2084º44º0.5870MABom Jesus das Selvas
2168º45º0.5813MAPenalva
2171º46º0.5807MASanta Inês
2206º47º0.5786MAPeri Mirim
2238º48º0.5762MATutóia
2239º49º0.5762MASenador Alexandre Costa
2252º50º0.5753MALago do Junco
2272º51º0.5739MAPrimeira Cruz
2317º52º0.5706MAPassagem Franca
2323º53º0.5702MASanta Rita
2346º54º0.5676MASão Roberto
2367º55º0.5657MALuís Domingues
2397º56º0.5631MAGovernador Newton Bello
2420º57º0.5609MAPresidente Dutra
2422º58º0.5607MAPindaré-Mirim
2448º59º0.5584MACândido Mendes
2532º60º0.5524MACodó
2597º61º0.5474MASão João do Soter
2633º62º0.5455MAViana
2650º63º0.5442MACentro Novo do Maranhão
2674º64º0.5417MALima Campos
2735º65º0.5364MAJatobá
2750º66º0.5354MACarolina
2753º67º0.5350MACentro do Guilherme
2771º68º0.5338MAColinas
2818º69º0.5304MAJunco do Maranhão
2854º70º0.5275MAGodofredo Viana
2885º71º0.5251MASão Mateus do Maranhão
2899º72º0.5232MAMontes Altos
2934º73º0.5204MAPio XII
2951º74º0.5186MABuriticupu
2955º75º0.5176MAMirador
2990º76º0.5156MASambaíba
3000º77º0.5150MAAlto Parnaíba
3016º78º0.5136MABom Lugar
3073º79º0.5092MALago dos Rodrigues
3086º80º0.5083MAPastos Bons
3111º81º0.5068MAMaracaçumé
3113º82º0.5066MASão Pedro da Água Branca
3146º83º0.5035MAMorros
3168º84º0.5014MAUrbano Santos
3214º85º0.4972MASanta Luzia do Paruá
3221º86º0.4965MAFortuna
3247º87º0.4951MATuntum
3253º88º0.4945MATimbiras
3281º89º0.4924MASão Luís
3291º90º0.4913MACidelândia
3331º91º0.4879MAJoselândia
3333º92º0.4878MALajeado Novo
3342º93º0.4871MALoreto
3353º94º0.4860MAPoção de Pedras
3362º95º0.4856MABom Jardim
3375º96º0.4843MACentral do Maranhão
3376º97º0.4841MASão João Batista
3381º98º0.4835MAMatões do Norte
3394º99º0.4826MAPorto Franco
3400º100º0.4824MASão João do Carú
3427º101º0.4806MACoelho Neto
3474º102º0.4759MABacurituba
3511º103º0.4722MACantanhede
3512º104º0.4722MATasso Fragoso
3518º105º0.4717MASão Luís Gonzaga do Maranhão
3545º106º0.4690MAZé Doca
3549º107º0.4686MAVila Nova dos Martírios
3552º108º0.4683MADuque Bacelar
3564º109º0.4676MABuriti
3590º110º0.4648MAMirinzal
3655º111º0.4584MARiachão
3697º112º0.4544MAAldeias Altas
3707º113º0.4528MATuriaçu
3723º114º0.4517MASão Pedro dos Crentes
3747º115º0.4500MAAçailândia
3752º116º0.4498MABrejo
3762º117º0.4486MAMiranda do Norte
3765º118º0.4482MASão João dos Patos
3785º119º0.4459MAVitorino Freire
3798º120º0.4446MAPaço do Lumiar
3846º121º0.4397MAPalmeirândia
3854º122º0.4390MAApicum-Açu
3868º123º0.4376MAPedro do Rosário
3884º124º0.4367MAChapadinha
3885º125º0.4365MAAmarante do Maranhão
3896º126º0.4353MAAraguanã
3897º127º0.4351MANova Olinda do Maranhão
3899º128º0.4348MAAfonso Cunha
3907º129º0.4345MAGovernador Archer
3924º130º0.4328MAAlto Alegre do Maranhão
3926º131º0.4326MASanta Helena
3927º132º0.4325MAMarajá do Sena
3958º133º0.4292MASão José dos Basílios
3960º134º0.4290MABelágua
3979º135º0.4271MASão Raimundo das Mangabeiras
4000º136º0.4249MAJenipapo dos Vieiras
4009º137º0.4237MAGovernador Nunes Freire
4020º138º0.4227MASão Benedito do Rio Preto
4021º139º0.4226MABacabal
4093º140º0.4142MAAraioses
4096º141º0.4141MAPirapemas
4158º142º0.4063MAAlto Alegre do Pindaré
4163º143º0.4060MAPedreiras
4185º144º0.4043MACururupu
4204º145º0.4021MAPaulo Ramos
4231º146º0.3988MADom Pedro
4247º147º0.3974MACaxias
4252º148º0.3971MAAnajatuba
4258º149º0.3963MASenador La Rocque
4270º150º0.3940MAPresidente Médici
4279º151º0.3923MAJoão Lisboa
4280º152º0.3921MAOlho d'Água das Cunhãs
4287º153º0.3909MABarra do Corda
4363º154º0.3800MARaposa
4366º155º0.3797MABacuri
4370º156º0.3788MAAlcântara
4373º157º0.3782MASítio Novo
4380º158º0.3770MAGrajaú
4399º159º0.3749MABuritirana
4435º160º0.3689MAVargem Grande
4450º161º0.3666MAItinga do Maranhão
4492º162º0.3613MAAltamira do Maranhão
4497º163º0.3602MAPinheiro
4504º164º0.3587MACapinzal do Norte
4516º165º0.3576MAIgarapé do Meio
4530º166º0.3551MASão Bento
4554º167º0.3515MAItapecuru Mirim
4605º168º0.3433MAGovernador Edison Lobão
4617º169º0.3411MABarreirinhas
4626º170º0.3403MAMilagres do Maranhão
4643º171º0.3378MADavinópolis
4646º172º0.3373MAImperatriz
4651º173º0.3364MAPresidente Sarney
4659º174º0.3357MASão Francisco do Maranhão
4706º175º0.3284MALagoa Grande do Maranhão
4750º176º0.3196MACarutapera
4753º177º0.3194MAVitória do Mearim
4778º178º0.3143MAMatões
4795º179º0.3115MAMatinha
4892º180º0.2943MABela Vista do Maranhão
4953º181º0.2822MABequimão
4961º182º0.2808MARibamar Fiquene
4967º183º0.2801MACajari
4968º184º0.2800MASanta Luzia
4971º185º0.2791MATrizidela do Vale
4976º186º0.2783MASanto Antônio dos Lopes
4996º187º0.2719MATimon
5067º188º0.2476MALago Verde
5071º189º0.2451MAPeritoró
5115º190º0.2237MACoroatá
5134º191º0.2161MAParnarama
5193º192º0.1849MAFeira Nova do Maranhão
5206º193º0.1722MAPresidente Juscelino
5228º194º0.1508MASão Francisco do Brejão
MAArame
MAArari
MABalsas
MABrejo de Areia
MACajapió
MACampestre do Maranhão
MACedral
MAConceição do Lago-Açu
MAGovernador Luiz Rocha
MAItaipava do Grajaú
MANova Iorque
MAPorto Rico do Maranhão
MAPresidente Vargas
MARosário
MASanto Amaro do Maranhão
MASão Bernardo
MASão Domingos do Azeitão
MASão João do Paraíso
MASao Vicente Ferrer
MASatubinha
MASerrano do Maranhão
MASucupira do Norte
MATurilândia

PANORAMA BRASIL
IFGF: MARANHÃO (2010)
DISTRIBUIÇÃO DOS MUNICÍPIOS POR RESULTADOS DO IFGF
194 Municípios

Bom Jesus das Selvas - MA
0.587 pontos
Conceito A
(superiores a 0,8 pontos)
Conceito B
(entre 0,6 e 0,8 pontos)
Conceito C
(entre 0,4 e 0,6 pontos)
Conceito D
(inferiores a 0,4 pontos)
PANORAMA REGIONAL
IFGF: REGIÃO NORDESTE (2010)
DISTRIBUIÇÃO DOS RESULTADOS DO IFGF DA REGIÃO
1654 Municípios


Bom Jesus das Selvas - MA
0.587 pontos
Conceito A
(superiores a 0,8 pontos)
Conceito B
(entre 0,6 e 0,8 pontos)
Conceito C
(entre 0,4 e 0,6 pontos)
Conceito D
(inferiores a 0,4 pontos)
PANORAMA BRASIL
IFGF (2010)
DISTRIBUIÇÃO DOS RESULTADOS DO IFGF NO BRASIL
5266 Municípios

Bom Jesus das Selvas - MA
0.587 pontos
Conceito A
(superiores a 0,8 pontos)
Conceito B
(entre 0,6 e 0,8 pontos)
Conceito C
(entre 0,4 e 0,6 pontos)
Conceito D
(inferiores a 0,4 pontos)
EVOLUÇÃO ANUAL - DE 2006 A 2010
BOM JESUS DAS SELVAS - MA - IFGF (2010)







Receita Própria
Pessoal
Investimentos
Liquidez
Custo da Dívida
Passe o mouse sobre o gráfico para mais informações
Conceito A
(superiores a 0,8 pontos)
Conceito B
(entre 0,6 e 0,8 pontos)
Conceito C
(entre 0,4 e 0,6 pontos)
Conceito D
(inferiores a 0,4 pontos)
MÁXIMO, MÍNIMO E MEDIANA
IFGF (2010) Brasil
SITUAÇÃO RELATIVA DO MUNICÍPIO
5266 Municípios
Resultado Máximo
Santa Isabel - GO
0.9747 pontos
Média Brasil
0.5393 pontos
Resultado Mínimo
Ilha Grande - PI
0.0778 pontos
Bom Jesus das Selvas - MA
0.587 pontos
Conceito A
(superiores a 0,8 pontos)
Conceito B
(entre 0,6 e 0,8 pontos)
Conceito C
(entre 0,4 e 0,6 pontos)
Conceito D
(inferiores a 0,4 pontos)