Às vezes nos deparamos com situações diante de nosso computador que por um “vacilo”, por assim dizer, nos deixam sem saber por que aconteceu – aquele arquivo importante que estava ali, já era – tudo isso causado por um mal tecnológico chamado vírus de computador.
Os vírus de computador também são programas, só que em vez de ajudar a facilitar o uso do computador, eles atrapalham – e muito!
Em diversos aspectos um vírus de computador se parece com um vírus biológico. Do mesmo modo que os vírus que infectam seres humanos e animais e se espalham nos seus corpos, os vírus de computador infectam programas, se espalham rapidamente e danificam as máquinas.
As origens dos vários vírus e worms de computador são difíceis de saber. O que se sabe realmente, é que eles não são a única preocupação do usuário.
O computador pode pegar um vírus quando você faz downloads de um arquivo infectado da internet ou quando abre um arquivo de um disquete, de um memory card, ou pen drive. Depois que o vírus estiver integrado aos arquivos do seu computador, poderá começar imediatamente a danificar ou destruir informações que você guardou nele.
Para se proteger dessas ameaças, a primeira atitude é de atenção às alterações de funcionamento de sua máquina (computador). Se qualquer coisa estranha estiver acontecendo (computador travando, abrindo páginas que você não pediu, não imprimindo etc.), isso pode ser um indício de contaminação. Para evitar esses males, principalmente na plataforma windows, a atitude mais eficiente é o uso e a atualização constante de programas de defesa, com os anti vírus, anti-spyware, etc.
O anti vírus é um programa que vasculha os arquivos dos computadores procurando vírus ou malwares. Quando encontra, sugere o que devemos fazer para eliminar o problema e, se for possível, o que fazer para recuperar nossas informações que tenham sido estragadas ou apagadas pelo invasor.
Os programas anti vírus são importantes auxiliares na segurança de um computador. No entanto, a atitude descuidada do usuário é a maior responsável pelas infestações. Como diz o ditado popular, é melhor prevenir do que remediar. Fique atento aos sites que visita e, ao notar modificações no funcionamento do seu computador, procure ajuda especializada.
O linux tem definições claras sobre permissões de arquivos, usuários e grupos. Um vírus pode afetar, no Linux, apenas o usuário que executou o programa, ao contrário do que acontece nas plataformas como Windows, onde o que estiver sendo executado tem controle total sobre a máquina. Isso faz com que seja, na melhor das hipóteses, difícil o desenvolvimento de vírus para a plataforma Linux.
Nenhum comentário:
Postar um comentário