Quanto mais elevado é o espírito mais ele sofre.
Arthur Schopenhauer

domingo, 17 de abril de 2011

MA tem o menor índice de bullying do país


Pesquisa realizada pela Plan Brasil em 2009 destaca as cidades de Codó, Timbiras e São Luís.
A pesquisa "Bullying no Ambiente Escolar", realizada pela Plan Brasil em 2009, revela a situação das relações entre os alunos dentro das escolas. Entre as 25 escolas de todo o país, três cidades do Maranhão foram selecionadas para representar as escolas da região Nordeste: Codó, Timbiras e São Luís. Nas escolas do Maranhão, quase 40% dos alunos disseram ter visto um ou dois colegas serem maltratados e 15% disseram que já sofreram agressões.
A preocupação dos pais e professores cresce cada dia mais com o novo tipo de agressão que vem ganhando espaço dentro das escolas. O bullying, que é uma prática antiga, está ganhando destaque devido às tragédias como a da escola de Realengo. A amostragem das escolas do Brasil revela que mais da metade do total de estudantes responderam ter presenciado cenas de agressões entre colegas, enquanto 30% deles declararam ter vivido ao menos uma situação violenta.
Segundo dados da pesquisa, a ocorrência de bullying é mais freqüente na região Sudeste, seguido pelas regiões Centro-Oeste, Sul e Norte. O Nordeste aparece apenas em 5º lugar e apresenta os menores indicadores desse tipo de violência. O motivo mais aceito para explicar as ocorrências foi o fato de os agressores buscarem a popularidade junto aos colegas pela sensação de poder em relação aos demais. Já a maioria das vítimas respondeu que apresentam alguma diferença em relação aos demais colegas, como um traço físico marcante, algum tipo de necessidade especial ou ainda objetos que indiquem um elevado grau socioeconômico.
Encontro - Aconteceu, ontem, o I Seminário Internacional sobre o Bullying Escolar e Cultura de Paz na Assembléia Legislativa. Professores e alunos reuniram-se no evento para discutir ações de combate às agressões. O Maranhão é o estado pioneiro a criar uma lei específica para o bullying nas escolas.
O evento organizado pela Plan, a Secretaria de Educação de São Luís e a Universidade Dom Bosco contou com a participação de palestrantes de Portugal, Espanha e de outros estados do país. Foram promovidas palestras e mesas-redondas sobre as conseqüências do bullying para as vítimas e também para os agressores.
Também estiveram presentes na mesa de discussões membros da Polícia Militar, Secretaria Estadual de Educação e da Vara de Infância e Juventude. Segundo a Secretária Municipal de Educação, Suely Tonial, uma pesquisa está sendo realizada para determinar o quantitativo dos casos de bullying em todas as escolas da capital.
São Luís possui, hoje, 110 mil alunos matriculados somente na rede municipal de ensino. A secretária municipal de Educação disse ainda que os dados captados pela pesquisa representam apenas parte dos casos. "Há muitos alunos omissos nesse contingente por medo de sofrer represálias. É o mesmo motivo pelo qual eles não informam a diretoria da escola ou aos pais", disse.
Durante as palestras, o professor Alexandre Ventura, da Universidade de Aveiro - Portugal, chamou a atenção dos participantes para o terceiro tipo de agressão, além da verbal e física, o bullying indireto. Os boatos injuriosos, anônimos ou não, lançados na internet, por meio das redes sociais, também podem ser considerados casos de bullying. Fotos e vídeos são postados em sites e recebem milhares de comentários, na maioria das vezes, constrangedores.
Solução
Em novembro de 2010, o Estado do Maranhão aprovou a Lei Estadual de Enfrentamento ao Bullying Escolar pela primeira vez no país. A lei prevê a inclusão de medidas de conscientização, prevenção e capacitação de professores e alunos no projeto pedagógico das escolas da rede pública e particular do estado.
Em Codó, primeira cidade a adotar as medidas, as escolas já realizam atividades recreativas e disciplinares para promover a socialização. Os próprios alunos encenam uma peça teatral em que elementos típicos do bullying, como o negro, o pobre e o "aluno gordinho", demonstram o sofrimento causado pelas agressões.
Nas escolas de São Luís, algumas unidades já receberam palestras e oficinas similares às ações de Codó. A aluna da 7ª série da U.E.B Cidade Olímpica, Dienny Suelma Belfort, que também participou da mesa de discussões, fez um breve relato de sua experiência pessoal com o bullying. "Já sofri muita discriminação por parte dos outros alunos por causa da minha deficiência física. Mas com as ações na escola, os outros vêem que eu sou igual a todos", declarou.
Mais
No encontro também foi lançada a inclusão dos casos de bullying no Disque-Denúncia. A denúncia é anônima e pode ser feita através do número 3223-5800 por qualquer aluno que sofrer agressão verbal ou física . Após a captação das informações, a equipe de atendimento à vítima entrará em contato com a direção da escola para que sejam tomadas as devidas providências.
Números
1.033 Alunos de 5ª a 8ª série representaram a região Nordeste
1,5% Disse sofrer maus-tratos dentro da escola todos os dias
20% Das escolas punem os agressores

sábado, 16 de abril de 2011

Governo prevê salário mínimo de R$ 616,34 em 2012


A estimativa, no entanto, leva em conta a inflação mais baixa que a apontada pelo mercado.

BRASÍLIA – O governo prevê salário mínimo de R$ 616,34 no próximo ano. Os números constam do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias enviado hoje (15), ao Congresso Nacional. Os dados foram divulgados há pouco pelo Ministério do Planejamento.
O reajuste segue a fórmula aprovada pelo Congresso no início do ano, que estabelece correção pela inflação oficial pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do ano anterior mais a variação do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos atrás, que foi 7,5% em 2010.
A estimativa, no entanto, leva em conta a inflação mais baixa que a apontada pelo mercado. Segundo o Planejamento, o IPCA acumulado neste ano será de 5%. O relatório Focus, pesquisa divulgadas toda semana pelo Banco Central, a inflação oficial fechará 2011 em 6,26%.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Garoto de 13 anos mata outro adolescente com tiro na boca


POR WELLINGTON RABELLO
Um crime ocorrido por volta das 22h de quarta-feira, 13, deixou chocados os moradores do Bairro do Jota Lima, no município de São José de Ribamar. Um garoto de 13 anos assassinou outro adolescente, da mesma idade, com um tiro na boca.
Segundo informações de familiares, o garoto Kaynã Victor Oliveira, 13 anos, estaria dormindo quando foi atingido pelo disparo. E que o adolescente que atirou entrou pela porta dos fundos da casa e se dirigiu até o quarto onde estava a vítima.
Kaynã ainda chegou a ser socorrido e levado ao Hospital Municipal Clementino Moura, o Socorrão 2, mas não resistiu aos ferimentos. Foi informado que o acusado seria morador de rua e era ajudado pela família da vítima.
Amante mata marido – Outro homicídio registrado em São Luís, na noite de quarta-feira, 13, ocorreu na Rua do Murici – Vila Maranhão. A vítima foi Patrício Félix de Oliveira, 26 anos, morador do mesmo bairro, morto com um golpe de faca no abdômen.
O acusado de aplicar a facada é Manoel de Jesus, conhecido como “Louro”, que seria amante da mulher da vítima, Rosilene de Jesus Viégas da Luz, 26 anos. O motivo, segundo populares, pode ter sido pelo fato de Louro ter ficado com ciúmes por ver Rosilene junto com Patrício.

Vereador pede exoneração de Secretária de Educação

Na sessão da Câmara Municipal deVereadores de Bom Jesus das Selvas nesta sexta-feira (15), o vereador Teíde, apresentou requerimento à casa pedindo a exoneração da atual Secretária de Educação do Município Conceição de Maria Azar (esposa do prefeito). O vereador (segundo informações) não chegou a alegar o real motivo do requerimento mas, o que deixou a entender é que o fez baseado na Lei do Nepotismo.
A vereadora de "araque" Thaysa Sabry, (filha do prefeito e da secretária) veio em defesa da mãe e disse que a secretária vem desempenhando um ótimo papela à frente daquela pasta e que tal foi reconhecido como sendo uma das 100 melhores do país recentemente.
Continuando a discussão, o Vereador Carlos (mané) César, veio à tribuna e disse também ser contra a exoneração e disse mais que se depender do voto dele isso não acontecerá.
Convenhamos, se a lei do nepotismo vale em outros lugares pq aqui não?
Vamos ver até onde isso vai dar.
Breve mais notícias sobre o fato...

Bom dia!!!

quinta-feira, 14 de abril de 2011

TCE aprova lista de gestores inadimplentes



O Pleno do Tribunal de Contas do Estado decretou na sessão desta quarta-feira (13) a inadimplência dos prefeitos, presidentes de câmaras municipais e gestores estaduais que não entregaram suas prestações de contas ao órgão dentro do prazo legal. Apesar de o encerramento do prazo ter sido às 18h do último dia 04, o Tribunal excluiu da lista os gestores que entregaram suas contas até às 08h30 do dia 13 mediante o pagamento de multa.

Neste ano, o Tribunal registrou o maior índice de comparecimento de gestores públicos de sua história, especialmente em relação aos prefeitos. Apenas 5% deixaram de entregar suas contas até o dia 04 de abril.
Os prefeitos inadimplentes junto ao TCE em relação ao exercício de 2010 são: Ludmila Almeida Silva Marinho (Brejo de Areia), Francisco Xavier Silva Neto (Cajapió), Olivar Lopes Melo (Lago Verde, no período de fevereiro a agosto de 2010), Vagno Pereira (Serrano do Maranhão) e Domingos Savio Fonseca Silva (Turilândia).
Em um total de 31, os presidentes de câmara inadimplentes junto ao TCE são: Francisco Lina dos Santos (Afonso Cunha), José de Jesus da Conceição Nascimento (Belágua), Janilson Vieira Alves (Belágua), Edson Ferreira Cunha (Bequimão), Levi da Silva França (Bom Jesus das Selvas) biênio 2009-2010, Aurélio Rodrigues Matos Filho (Cachoeira Grande), Raimundo José Rego Amaral (Cantanhede), José Maria Espindola de Amorim (Centro Novo), Ataíde Sampaio (Cidelândia), João de Deus Amporim Lopes (Cururupu), Alexandre Carvalho Costa (Dom Pedro), Valdir da Silva Matos (Jatobá), João Ribeiro Fidélis (Lago dos Rodrigues), Francisco de Assis Vieira Sousa (Marajá do Sena), Ferdinando Araújo Coutinho (Matões), Antonio Alves da Costa (Nova Colinas), José Alberto Lopes Sousa (Nova Olinda do Maranhão), Luis Carlos Costa Rocha (Paulino Neves), Teresinha de Jesus Ribeiro Lobato (Pedro do Rosário), José Claudio Correa (Pirapemas), Hilton Belo Torres Martins (Presidente Sarney), Carlos Magno Cabral Nazar (Rosário), Hermes Tercílio dos Santos (Santa Filomena do Maranhão), Odair José Oliveira Costa (Santa Quitéria do Maranhão), Regis Amador Faria (Santana do Ma), Carlos André dos Santos (São Bernardo), Walmek Avelar Rodrigues Cardoso (São Domingos do Maranhão), Raimundo Oliveira de Andrade Filho (São Luís Gonzaga), Hermínio Pereira Gomes Filho (Serrano do Ma), Antonio José Rocha Diniz (Tutóia) e Gerardo Amélio Rodrigues Filho (Urbano Santos).
O único gestor estadual inadimplente é Edmilson dos Santos, responsável pelas contas do Fundo Estadual de Assistência Social e da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social.
No âmbito do Tribunal, a conseqüência imediata da aprovação da lista é a decretação da Tomada de Contas Especial dos inadimplentes nas três esferas de sua jurisdição. Por meio desse mecanismo, o Tribunal se desloca até o órgão cujo gestor descumpriu o dever de prestar contas com o objetivo de analisar e emitir parecer ou julgamento sobre as contas sonegadas.
Além disso, a lista é encaminhada à Procuradoria Geral de Justiça, Procuradoria da República, ao Tribunal Regional Eleitoral, ao Tribunal de Contas da União, às Câmaras Municipais e ao Governo do Estado do Maranhão para as providências cabíveis em cada caso.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Começam as especulções para corrida à Prefeitura de Bom Jesus em 2012


Candidatos em Bom Jesus das Selvas 
Começa a crescer as expeculações sobre os pretendentes a sentar na cadeira da prefeitura de Bom Jesus a partir de janeiro de 2013.
 Por enquanto, a lista tem nomes como: o atual Prefeito, Luís Sabry mesmo enfrentando problemas de saúde não quer deixar escapar a chance de reeleição. O  vereador Teíde, que tem como um dos sonhos administrar o município e segundo ele tornar Bom Jesus uma verdaeira cidade e com qualidade de vida. O Enfermeiro Abdala Filho, que concorreu às eleições em 2008 para o cargo de vereador, sendo o 2° colocado (não se elegeu por falta de coeficiente). A ex- candidata que ficou em terceiro lugar na disputa pela prefeitura em 2008, Josilda Rodrigues (Josilda do Padre), que mantem base política na cidade apesar de morar em São Luís. O empresádio do ramo agrícola conhecido como “Tin Tim” do João Otávio, também coloca seu nome como pretenso candidato.

Grupo 
Todos sabem em Bom Jesus das Selvas que aqui só existem dois grupos políticos, o do atual prefeito Sabry e o grupo que é “anti-Sabry”, contudo, como tenho citado, vátios nomes querem encabeçar a chapa majoritária em 2012. Nos bastidores dos oposicionistas vem a confirmação de que a intenção é defender uma candidatura única do grupo e que, para isso, estão conversando. Entretanto, eles sabem da resistência que encontrarão, principalmente pelos lados de quem se julga “melhor”. (Quero ver até onde vai)

Conhecida 
Como disputou a eleição para a prefeitura em 2008, Josilda Rodrigues tem uma leve vantagem sobre alguns nomes pois, é muito querida por várias comunidades rurais do município, vem com o apoio do Senador João Alberto e talvez até da própria Governadora “Rosengana”.


Isolados 
Há ainda na cidade um nome que anda meio isolado, é o do atual vice prefeito Escineu Cavalhedo, que rompeu os laços políticos com o prefeito há mais ou menos 1(um) ano, após assumir interinamente a prefeitura diante de licença saúde do prefeito Sabry. Cineu (como é conhecido), já divulgou pelos quatro cantos do município sobre sua intenção de concorrer ao pleito. (vamos ver no que dá, acho que uma reaproximação não está descartada).

Luís Sabry (atual prefeito)

Vereador Teíde

Josilda do Padre

Humor do Dia

Muito bom esse vídeo!!!